VACINAS – PERFIS
Gestantes
Os anticorpos obtidos com a vacinação, além de protegerem a mulher, são transferidos para o bebê — primeiramente por meio da placenta, e depois pelo leite materno. Tal proteção, de curta duração, é fundamental no início da vida, enquanto o sistema imunológico da criança ainda “aprende” a lidar com as ameaças externas.
Confira abaixo as principais vacinas para a imunização de gestantes.

DTPa
Protege contra:
Protege de doenças como difteria (crupe), tétano e coqueluche (pertussis).
Indicação:
Uma dose para gestantes a partir da 20ª semana; pessoas que convivem com crianças menores de 2 anos, como familiares, babás e profissionais da saúde; crianças a partir de 3 anos como dose de reforço; adolescente e adultos não vacinados ou com histórico vacinal desconhecido; a cada 10 anos para crianças a partir de 4 anos e adultos com a vacinação em dia.
Doses:
1 Dose

Influenza (tetravalente)
Protege contra:
Proteção contra infecções causadas por vírus influenza (gripe) e suas complicações.
Indicação:
A vacina contra a gripe é indicada para todas as pessoas a partir de 6 meses de vida, principalmente aquelas com maior risco para infecções respiratórias. Segundo o Ministério da Saúde, a vacina é indicada principalmente para os grupos de risco: gestantes, crianças até 5 anos, idosos, profissionais de saúde, mães no pós-parto, professores e imunodeprimidos.
Doses:
Dose anual

Hepatite B
Protege contra:
Previne as infecções do fígado (hepatite) causada pelo vírus tipo B.
Indicação:
Recomendado para gestantes, crianças, adolescentes e adultos não vacinados anteriormente, e principalmente para pessoas com comprometimento do sistema imunológico.
Doses:
Dose anual